Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Audiência Pública com o tema "Responsabilidade do município quanto aos animais à solta nas ruas". / Audiência Pública com o tema "Responsabilidade do município quanto aos animais à solta nas ruas".

Audiência Pública com o tema "Responsabilidade do município quanto aos animais à solta nas ruas".

por fla publicado 15/06/2016 11h40, última modificação 18/06/2016 11h29

A Câmara Municipal de Floresta realizou nesta terça-feira, 14 de junho, Audiência Pública para discutir sobre a problemática de animais nas ruas.

A iniciativa da audiência foi do presidente da “Casa”, Murilo Alexandre de Almeida. Participaram do momento, além do presidente, os vereadores Romualdo Torres, Zé Giovane e Bia Numeriano, a veterinária Luenda Menezes, Edsonia Martins, o Diretor de Zoonoses Ênio Sá, representando a Secretaria Municipal de Saúde e Severino Barros, representando a Secretaria Municipal de Obras.

Segundo Ênio Sá, uma das ações do município em favor dos animais de rua, é um trabalho com um veterinário, que examina cães errantes, com objetivo de verificar a possibilidade de estarem doentes de leishmaniose, quando o animal precisa ser sacrificado. Esse controle é feito com recurso próprio do município.

Segundo Ênio, para que esses animais fossem tirados das ruas seria necessário um local para guardá-los, mas nas proximidades do município só existe um Centro de Zoonoses, em Serra Talhada, construído e que era mantido pelo Ministério da Saúde, e pelo custo alto, foi fechado.

A veterinária Luenda colocou como sugestão, a Prefeitura colaborador com as ONGs, dando condições para que essas pessoas que são voluntárias nos cuidados com os cães de ruas, possam dar continuidade nos trabalhos.

Outra solução seria a implantação de um Programa de Castração dos animais, juntamente com um trabalho de conscientização da população sobre as questões ambientais.

Para Edsonia, que tem uma ONG na cidade, uma iniciativa importante seria a implantação de um hospital público veterinário, tomando como referência o modelo implantado em Serra Talhada, segundo ela, único no Estado de Pernambuco.

A vereadora Bia Numeriano destaca que o assunto é importante de ser levantado, pós além dos próprios animais, envolve a questão da saúde pública.

Já o vereador Romualdo Torres, apresenta a ideia de ser criada uma farmácia popular, para que ajudasse nesse processo de cuidados com os animais. “Através de convênios, vejo a possibilidade do Município melhorar os serviços oferecidos nessa área”.

Zé Giovane destaca que há soluções para o problema, ou pelo menos ameniza-lo, mas é necessário que o município se sensibilize nesse sentido. Apresenta como solução criar um espaço dentro do Parque de Exposições para acolher esses animais.

Severino em suas palavras lamenta a falta de interesse da população de participar de uma audiência com uma temática tão importante. “Precisamos sair daqui com propostas que possam de fato ser efetivadas, para que esse debate não seja em vão”.

O presidente, vereador Murilo Almeida, coloca como ação efetiva a criação de uma emenda para um Orçamento Impositivo, dentro do Plano Plurianual - PPA, a ser votado pra os próximos anos, que crie um centro de zoonoses.

Murilo ainda se propõe a montar um grupo para visitar, em Serra Talhada, as unidades em funcionamento para cuidados de animais, para conhecer o funcionamento, a fim de montar propostas para serem aprovadas e executas em Floresta.

“Quero destacar que seria injusto colocar a responsabilidade de todo esse problema na atual gestão, mas é algo que se arrasta há anos, e que precisa ser solucionado. Como vereadores, estamos fazendo nossa parte, provocando a discussão. Desse encontro, sairá um documento com as propostas apresentadas pelas autoridades e população, para os órgãos responsáveis, a exemplo o Ministério Público, e ainda Governo Municipal”, completou.

Conheça as leis do município, que estão disponíveis em nosso site: http://floresta.pe.leg.br

Mídias Sociais

 facebook    instagram    youtube

SERVIÇOS DIGITAIS

        image_preview.png         e-sic.png

 

      cartas_de_servicos.png          i-perguntas-frequentes.png

 

          transparencia.png

« Julho 2019 »
month-7
Do Se Te Qu Qu Se Sa
30 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31 1 2 3